A Difícil jornada de ser Mãe, Esposa e ainda trabalhar fora. #Segunda-Feira

Aqui vou dar algumas dicas que sigo em casa para dar conta de quase tudo....




Essa é minha rotina, mais você pode fazer a sua, conforme a sua necessidade e horário.

Vamos lá

Trabalho o dia todo, chego em casa por volta das 17:45
Trabalho fora e é uma super correria para administrar casa , filho e marido e conseguir dar atenção suficiente a tudo e todos.
Resolvi postar essas dicas para facilitar a vida de todos, pois a minha ajudou e  muito. 
Aqui você encontra dicas para o lar, cuidar de filho e dar atenção pro maridão. 

Ultimamente estou seguindo uma rotina que fiz, espero ajudar alguém com isso  ai vai.. 

PS: Se alguém tiver dicas de refeições rápidas e outros truques e dicas por favor fiquem a vontade. 

Ai vai minha rotina 

Começo pelas roupas: 

Programe os dias para lavar e para passar , mas uma vez programado , não deixe que acumule,( ou seja , não pule os dia que você marcou , se é dia de fazer faça) .

Imagino que a única hora que tem pra você passar, e lavar são à noite né? 
Então, Não caia na besteira de lavar todo dia por que senão vai ter sempre roupa pra passar, só lave fora dos dias se for muito necessário, tipo se for  algum uniforme do marido ou filho. 

Primeiro deixa eu te dar umas dicas. 


As roupas que vc deve lavar na mão na realidade são as roupas pretas, pois na  maquina elas pegam bolinha e fios e ficam horríveis. Separe tudo que for preto ou azul escuro , em geral são camisetas, blusinhas, moletons , calcinhas e cuecas. 
Coloque água limpa , no tanque limpo , com sabão em pó , e coloque as roupas  de molho por uns quarenta minutos. 
Depois é só você dar umas esfregadas que elas ficam limpas , por que roupa preta é fácil de limpar. 

Para centrifugar, vou te dar uma dica, não seque direto na máquina não, por  que a máquina guarda fiapos das roupa brancas. 
Compre um saco pra lavar roupas, é baratinho tem no extra por 4,50,( Se não  achar vai uma dica, use uma fronha limpa e coloque a roupa dentro e dê um nó centrifugar e pronto rs) 
Este saco é pra lavar, mas você pode usar só pra secar as roupa pretas , depois que você lavar na mão você coloca elas dentro dele e põe na maquina pra centrifugar, não pega nenhum fio. Mas deixa só pra roupa preta, por que se vc colocar roupa branca ai pega fio do mesmo jeito. 
Vc pode achar que vai dar trabalho ficar fazendo isso, mas é melhor do que ficar tentando tirar os fiapos das roupas depois, e elas duram muito mais tempo novas fazendo assim. 
Lembre-se também de limpar o filtro da maquina uma vez por semana. Sempre. 
As roupas brancas leves, de vocês usarem (pessoais) você pode lavar na máquina na lavagem rápida, que fica ótimo.
 Os jeans também pode lavar direto na maquina mesmo os escuros. 
As roupas brancas que forem mais difíceis de lavar tipo toalha de banho, meias que ficam encardidas na maquina, você deixa de molho antes também com um pouquinho de Agua sanitária, e sabão em pó ou sabão caseiro (qualquer dia ensino aqui),pelo menos meia hora antes de por na máquina. Depois faça lavagem normal.O ideal é vc lavar as toalhas lençóis ,fronha , só no fim de semana , tipo quinta feira. Ai vc lava uma máquina só destas roupas na lavagem pesada. Pois roupa de cama e toalha não precisa vc ficar trocando todo dia, uma vez por semana tá ótimo. 
Programação pra lavagem da Roupas:
Lavar duas vezes na semana e passar uma vez.
Use o período da noite depois da janta, pede pro marido colaborar com vc , cuidando do filho. 

Segunda a noite :Lavar 
Terça a noite :Recolher e dobrar ( é rapidinho, e quando for fazer isso já separe tudo que não for de passar e guarde, tipo pano de prato, vc recolhe dobra e guarda , toalha de banho também vc coloca amaciante e não precisa passar não... dobre e guarde. ) 
Quarta a noite: Lavar
Quinta a noite : Recolher, passar...
Quando for passar coloque a tabua na sala ,  passe assistindo TV, que vc passa mais rápido nem vê. 
Vc pode achar que vai ser cansativo, mas na realidade vc vai estar lavando duas vezes na semana, e passando uma.E vc marcando os dias vc vai ver que fica mais fácil. Se vc chega do serviço as 18:00, vc pode: 

Tomar Banho, cuidar do filho: dar banho, dar uma brincadinha com ele até as 19:30, eu chego e já vou fazendo as coisas, tipo janta, essa parte de banho deixo com o marido; 
E enquanto isso já vá colocando a roupa de molho, ou na máquina. 
Pois pra quem tem pouco tempo, tem que aprender fazer o tempo render. Se as 21:00 vcs já estiverem jantado, com uma hora vc lava a roupa e enquanto a roupa lava vc pode lavar a louça. 
A estas horas o filho Cool já deve estar dormindo Né?ai fica mais tranquilo. 
Se vc fizer tudo neste esquema qdo for 22:00 horas vc já terminou, da pra dormir bem ainda . 
E ai na terça é mais fácil , é só recolher e dobrar. 
Qdo for lavar a roupa coloque tudo no chão e vá separando o que vai direto pra máquina , o que vai ser lavado na mão e o que vai ficar de molho. Coloque as de molho primeiro e va lavando as outras na máquina enquanto isso. 
Não fique pensando que não vai conseguir se adaptar nesta rotina , é só vc se esforçar um pouquinho, pois é melhor vc fazer durante a semana e deixar o sábado e domingo livre..
Sexta a noite : Ai a casa eu sempre deixo pra sexta a noite, porque?
Pois chego do trabalho e já vou fazendo tudo, e costumo pedir uma pizza ou até fazer um cachorro quente pra não precisar ir pra cozinha.

Mas ai como é só a casa, fica mais fácil da pra fazer tudo até 22:00, o Segredo chegar no pique, comece assim que chegar, pois o tempo rende, só troque de roupa, e mãos a obra.

E depois que começar faça o tempo render. 
 Arregace as mangas. 
Comece.primeiro pelos quartos depois sala e cozinha. 
Troque as roupas de cama, tire o pó e por ultimo o chão. 
Antes de começar a limpar os quartos, já adianta no banheiro (Eu uso esse truque * comprei um esborrifador e coloquei agua sanitária metade + Metade de Agua, vou pro banheiro esborrifo no banheiro inteiro  fecho a porta deixe lá que vai limpando depois só esfregar e enxaguar. Durante a semana vc tenta dar uma limpadinha básica no banheiro, tipo jogar um desinfetante no vaso (que também já deixo no esborrifador, passar a vassourinha, passar um multiuso na pia, ah e logico todos os dias tirar lixo do banheiro e casa). Só pra manter entendeu? 


Deixe a cozinha por ultimo. 
Por que é mais demorado, quando for pra cozinha comece limpando, em cima da geladeira , microondas, tudo que estiver sujo.Use detergente ,ou Veja, por que são desengordurantes. 
O que vc tem que aprender é a fazer varias coisas ao mesmo tempo , e qdo estiver fazendo o serviço não pare por nada, tipo pra assitir TV por exemplo, senão vc acaba enrolando e não faz nada.Só pare se for pra cuidar do filho. 
Se vc começar assim que chegar em casa, não demore muito já terminou tudo, Ai vc tem Sábado e mais o Domingo pra descansar ... 
No domingo a tarde procure já deixar sua janta de segunda meio adiantada, tipo carne descongelando na geladeira, arrume a mochila do filho o uniforme da escola deixe separado pro outro dia levar pra escolinha...
tudo isso vc pode fazer a tardinha. 
Lave verduras ou legumes , e cozinhe se for o caso, tipo cenoura, chuchu, da pra vc deixar cozido na geladeira só pra temperar na hora. 
Aprenda também a cozinhar feijão pra semana toda.cozinha tempera um pouco e separa em potes plásticos uma duas porções pra vc temperar depois. É só colocar no congelador que fica ótimo. Só que tem que lembrar de tirar de manhã qdo vc for temperar a noite.tira e deixa na geladeira qdo vc chegar do serviço é só temperar , fica fresquinho , como se fosse feito na hora , tempera e deixa ferver um pouco 
Qdo for pra descongelar a geladeira . vc já programa para a sexta , ai neste sexta vc deixa o banheiro sem faxina... Pra não se cansar muito desliga ela cedo, na sexta.
Enquanto trabalha ela descongela... qdo for limpar a cozinha vc limpa ela . 
A geladeira só precisa descongelar 1 vez por mês. 
Eu uso uns truquinhos  pra adiantar o serviço, tipo as vezes qdo estou mais folgada eu tiro o pó do rack da sala por exemplo enquanto estou assistindo alguma coisa na TV, é rapidinho e alivia pro outro dia, também dobro as roupas enquanto assisto TV... sentada. 
Qdo tiver algum feriado que vc não trabalhar ai vc aproveita pra fazer alguma coisa que esteja precisando . tipo arrumar guarda roupa , ou qualquer outro serviço que estiver acumulado, mas neste dias procure sempre fazer alguma coisinha pra adiantar nos outros que vc estiver trabalhando. 
Vc tem que pedir pro marido te dar uma mão também , converse com ele , faça ele entender que precisa ajudar vc pelo menos um pouco, tipo lavar tapete , recolher e dobrar roupa. Até mesmo na faxina da sexta se ele te ajudar fica muito mais fácil... 
Um banheiro que Ele lave pra vc já ajuda muito .Converse com ele sobre isso numa boa peça pra ele te ajudar ... 
Explique pra ele que do mesmo jeito que ele trabalha vc também trabalha, então vc também precisa descansar...e nada mais justo que ele te ajude pra que sobre mais tempo pra vc .... Ah e qdo vc passar roupa :Guarde sempre assim que terminar ,nem que esteja morrendo de preguiça, por que senão não adianta nada passar , vai continuar tudo bagunçado pela casa... as roupas de cor que vc lavar na mão vc põe amaciante na água que for enxaguar mas não precisa deixar de molho no amaciante não , é só por mergulhar um pouquinho e tirar , e só coloca na máquina pra centrifugar.
E sobrou a sala, sala é rápido, só tirar pó arrastar o só varrer e passar pano.
Os vidros da casa se vc conseguir limpar uma vez por mês , é ótimo, se não der  tem que ser pelo menos a cada dois meses.... senão fica muito feio. Do lado de fora vc lava mesmo, com mangueira . 

Coloca água num balde com um pouco de detergente , e esfrega com a vassoura, por dentro vc não precisa limpar todos de uma vez não pra não ficar muito  cansativo. Limpe um a cada dia. Isso também pode ser feito a noite .Coloca água e detergente num balde pegue uma buchinha destas tipo de lavar louça, que tem um lado preto, molhe na água e esfregue sem muita água pra não  escorrer. Depois retire com um pano úmido.Se ficar embaçado qdo secar , passe jornal seco que fica brilhando. Marque o dia que vc limpou pra saber qdo vai limpar de novo . 
Uma dica : compre um pacote daquelas fraldas de pano das bem baratinhas e deixe só pra limpar e tirar pó. Elas são ótimas por que absorvem bem, use  sempre duas na limpeza dos vidros, tira a sujeira maior com uma e depois  passa a outra limpinha úmida. 
Vale a pena comprar por que o serviço rende mais. Qdo terminar de limpar põe elas de molho na Agua sanitaria , pra não encardir. 
Os azulejos da cozinha podem ser limpos com espaço maior de tempo tipo de três em três meses.
Por que pra limpar todo Mês vai ficar muito cansativo pra vc. 
Mas vc pode dar uma limpadinha com mais freqüência perto do fogão , onde fica mais com gordura , enquanto ta fazendo outro serviço da uma ensaboada com buchinha a detergente um pouquinho de k-boa e deixe um pouquinho depois passa pano úmido. 

Se vc fizer isso vai ficar mais tempo limpo. Por que cozinha é uma merda, engordura muito mesmo,pode fazer isso aos sextas qdo tiver limpando a cozinha . 
Dicas: 
Os melhores produtos , que não podem faltar pra limpar a casa são: 
Detergente, água sanitária,e no máximo um veja limpeza pesada(e logico, depois que vi em um blog essa dica do esborrifador, eu uso 5 em casa: 
Ai vão eles:

Deixo 2 no banheiro, um com desinfetante pinho, e outro com água sanitária.
Deixo 1 na cozinha com multiuso.
Deixo mais 2 guardados, um com uma mistura com agua e amaciante ½ a ½, e outro com desinfetante, o de desinfetante é na hora de passar pano, vc esborrifa no piso e não desperdiça, e com água e amaciante é pra esborrifar nos tapetes, sala e quarto, nas cortinas, e até em cima da cama, pois não mancha e o cheirinho fica ótimo.
A mistura de água com detergente e água sanitária é ótima pra limpar tudo: azulejo, vidro, piso. Não precisa colocar muita água sanitária não é só pra acelerar a limpeza . 

Não adianta ficar comprando muitos produtos pois estes fazem o mesmo efeito e são mais baratos. 
E da pra limpar a casa toda .banheiro, cozinha, piso. Só compre um desinfetante pra passar depois que estiver limpinho pra dar um cheirinho bom, passe depois que o chão já estiver limpo. Borrife um pouco puro no chão e  passe um pano úmido limpinho. 

As cortinas,vc não precisa lavar sempre não.... aff acho que eu passo uns cinco  meses pra lavar.
Qdo for limpar a casa abra elas e limpe atrás que junta muito pó de uma sacudidas nelas pra sair o pó. 
Uma dica pra vc que não tem muito tempo: não deixe muitos badulaques ( tipo enfeitinhos) no rack, ou na cômoda guarde estes troços numa caixinha ou  desapega deixe o menos possível, por que quanto mais tranqueirinha tiver , mais coisa pra tirar o pó.
O banheiro é bom vc lavar toda semana ... mas não é tão difícil assim não , pra deixar ele branquinho não tem outra saída , é só com água sanitária mesmo, e detergente, vc ensaboa tudo deixa lá agindo fecha a porta pra não ficar o cheirão na casa toda. 
Os azulejos de perto do box que junta mofo depois que vc passar Agua sanitária e detergente e deixar agir vc joga agua pra enxaguar e tirar o cheiro forte depois vc esfrega só esta parte com detergente puro, da uma esfregada com  escovinha de lavar roupa. Pode ser que nas primeiras vezes ele não limpe totalmente , mas se vc lavar sempre assim logo ele vai estar branquinho. 
Tem um produto que chama limpa limo. 
È próprio pra tirar mofo de banheiro pode comprar só pra usar nos azulejos do box , mas ele é feito a base de cloro também , então água sanitária faz o  mesmo efeito. 
Dica: o escorredor de louça qdo estiver precisando lavar . coloca de molho no  tanque com água detergente e agua  sanitária, que cubra ele . deixe lá de  molho pode fazer isso de manhã , antes de ir trabalhar ai a noite vc lava  é só esfregar com escovinha de roupa que fica limpinho por que a sujeira já amoleceu. 

Tenha sempre a mão as fraldas de pano que eu te falei e também panos de chão bons, bem absorventes. 
Pano de chão é bom ter Dois, Qdo um ta sujo vc põe de molho e tem outro. 
OS melhores são aqueles de saco, que vc compra no mercado. Não fique usando camiseta velha não por que elas são difíceis de lavar , e não absorvem bem. Se vc comprar dois panos de chão bons e um pacote de fraldas de pano vc passa quase um ano. 
Num pacote de fralda vem 6 eu acho . 
Por que se vc trabalhar com material bom fica mais fácil limpar. 
É bom vc usar luvas qdo for lavar o banheiro. 
bom acho que é só se lembrar de mais alguma coisa posto aki
A ultima dica é quando passar, separar antes tipo roupas do marido e passar, depois as do filho e por ultimo a sua, e também por roupas tipo calça,  camisetas, as camisetas do marido e camisa são todas no cabide ai não tenho  trabalho de dobrar para guardar e é mais fácil para ele procurar.
E por ultimo e não mais importante , sagrado isso tento todos os dias, varrer e  passar pano e retirar todos os lixos.
*Tenho uma dica dos 5 minutinhos.. 
Além de fazer todas as tarefas diárias, dedique-se pelo menos 2 vezes por  semana a um cantinho especial da casa. Sabe aquela gaveta q há tempos  precisa de uma organizada?? Um armário, sapateira.. em 1 mês vc verá como terá uma casa mto + organizada ^^

Espero ter ajuda em algo rs..

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiEIujanseJ57u-vHAuay9lB7Tneyilm00Qu9tDW3jx8weooCT2mR2JC4a-KJgf6ECgb4VIP95zbGwdxhDLBmB6YFl9oVwbLvEDFoeUX8-xKFWcPxavoZzil8GjiA22pdQW9JHWIQYOO2TD/s320/assinatura.png








Comentários

  1. Eliana B. Bonifácio Flor.11 de novembro de 2013 às 17:38

    Juju excelente sua dicas vou tentar segui-las a risca, assim vou ter mais tempo aos finais de semana pra curtir a família.
    Parabéns pelo seu trabalho.

    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS MANINHA TA TUDO MUITO LINDO E BEM FEITO ...TO ADORANDO VER AS SUAS DICAS !!!BJÃO

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas